quinta-feira

Revista científica do Hospital das Clínicas de São Paulo bate recorde de estudos no primeiro semestre de 2011

A Clinics, revista científica do Hospital das Clínicas de São Paulo, recebeu 594 estudos no primeiro semestre de 2011, um aumento de 127% em relação ao mesmo período do ano passado. Desses estudos, 197 artigos foram publicados.

O editor da Clinics, Dr. Mauricio Rocha e Silva, diz que o Brasil se consolida no grupo de pesquisadores mundiais. “Em 1996 estávamos em 21° lugar com pouco mais de oito mil artigos (0,5% da produção mundial). Em 2009 estávamos em 13°, com 40 mil publicações (2% da produção mundial). E em 2010, o Brasil fechou o ano com mais de 43 mil artigos científicos publicados”, contabiliza.

O número de leitores cresceu exponencialmente. A revista Clinics, editada em inglês e disponibilizada para a comunidade científica e ao cidadão somente pela internet, está indexada nas principais bibliotecas virtuais do mundo, como: Medlab, Scielo e a CAPES. “A antiga Revista do Hospital das Clínicas de São Paulo, era praticamente invisível e editada em papel. Rebatizada CLINICS em 2005 e totalmente digital, desde 2009, passou a ser a 13ª revista científica mais lida. Se tivéssemos só a versão impressa, não haveria condições de atingir esse número de leitores”, informa Dr Mauricio Rocha e Silva.

A Clinics lança a edição especial temática, suplementos que serão publicados a cada semestre, com destaque a um capítulo específico de área médica. A primeira edição é dedicada às Ciências neurológicas e comportamentais, com homenagem ao neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que apresenta uma revisão de seu trabalho sobre o desenvolvimento cérebro-máquina, desenvolvido na Universidade de Duke - (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3118434/?report=abstract). |http://www.clinics.org.br | www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/issues/197732].

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=165117#

Nenhum comentário:

Postar um comentário